español | english | français

logo

Pesquisa em bases de dados

Base de dados:
BVSAM
Pesquisar:
SUPLEMENTACAO ALIMENTAR []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 5   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 5
BVSAM
selecionar
imprimir
Texto completo
Id:463
Autor:Cruz, Myrian Coelho Cunha da
Título:A alimentação de lactentes, filhos de mulheres/mães/adolescentes, no primeiro ano de vida: a construção de uma prática^ipt ..-
Fonte:Rio de Janeiro; s.n; Mar. 2010. 188 p. ^aTabelas.
Tese:Apresentada a Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher para obtenção do grau de Doutor.
Resumo:Objetivo: Conhecer como as práticas alimentares de lactentes, filhos de mães adolescentes, no primeiro ano de vida, são estruturadas em relação à amamentação e à alimentação complementar. Materiais e métodos: Estudo qualitativo através da aplicação da teoria da estruturação. O cenário do estudo foi o município de Volta Redonda, RJ. A coleta de dados desenvolveu-se através de conversa com finalidade, guiada por roteiro temático. A amostragem constituiu-se pela saturação das respostas às unidades de registro do roteiro, com conteúdo advindo de 7(sete) entrevistas. Para análise, foram feitas decomposição e distribuição do material por unidades temáticas e de contexto, descrição em categorias, inferências e interpretação dos resultados. Resultados: As mães que praticaram a amamentação exclusiva foram motivadas por questões além da sensibilidade às normas, enquanto que a introdução oportuna de alimentos teve distintos significados. A alimentação introduzida precocemente foi estabelecida pelas mães, conforme condições e conveniência. Tecendo escolhas, as mães submetem, criticamente, o discurso oficial. No cotidiano, participam da definição das práticas alimentares familiares, instituições de saúde e comunidade. A escuta às mães precisa ser efetiva, enquanto a fragmentação das políticas públicas deve ser superada, a fim de contemplar as necessidades e subjetividades do grupo de mulheres/mães/adolescentes. (AU)^iptObjective: To know how the feeding practices of infants, children of teenage mothers in the first year of life are structured in relation to breastfeeding and complementary feeding.Methods: A qualitative study by applying the Theory of Social Structure. The study setting was the city of Volta Redonda, RJ. Data collection was developed through conversation with purpose, oriented by a thematic guide. The sample consisted of responses by saturation units, with content that comes from seven (7) interviews. For analysis, decomposition and distribution were made of the material by thematic units and context description categories, inference and interpretation of results. Results: Mothers who practiced exclusive breastfeeding have been motivated by issues that go beyond the standards of sensitivity, whereas the timely introduction of foods had different meanings. Foods were introduced earlier established by mothers, as conditions and convenience. Weaving choices, mothers undergo, critically, the official discourse. In daily life, participate in setting a family eating habits, health institutions and community. Listening to mothers needs to be effective. The fragmentation of public policies must be overcome in order to accommodate the needs and subjectivities of the group of women / mothers / adolescents.^ien.
Descritores:Aleitamento Materno
Nutrição do Lactente
Suplementação Alimentar
Gravidez na Adolescência
Limites:Humanos
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Adolescente
Meio Eletrônico:Internet
Localização:Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança

  2 / 5
BVSAM
selecionar
imprimir
Texto completo
Id:314
Autor:Takushi, Sueli Aparecida Moreira; Tanaka, Ana Cristina D'andretta; Gallo, Paulo Rogério; Bresolin, Ana Maria Bara.
Título:Perspectiva de alimentacão infantil obtida com gestantes atendidas em centros de saúde na cidade de São Paulo / Infant feeding expectations according to the pregnant women seen at the healthcare center in the city of São Paulo
Fonte:Rev. bras. saúde matern. infant;6(1):115-125, jan.-mar. 2006. tab, graf.
ProjetoConselho Nacional de Pesquisa.
Resumo:OBJETIVOS: conhecer a dieta infantil pretendida por gestantes para o primeiro ano de vida. MÉTODOS: estudo transversal cujos dados foram obtidos em formulário estruturado, aplicado durante entrevista individual com 164 gestantes, usuárias da Assistência pré-natal, de centros de saúde da cidade de São Paulo. Para análise estatística foi aplicado teste do chi2 para verificar associacão entre idade, escolaridade, paridade e conhecimento de variedade de frutas, legumes, verduras e carnes. RESULTADOS: todas as mulheres conheciam pelo menos uma variedade de fruta e de legume, enquanto que 20 por cento delas não pretendiam introduzir verduras. Não foram obtidos resultados estatisticamente significantes entre idade, escolaridade, paridade e conhecimento de variedade de frutas e de legumes. Foram obtidos resultados estatisticamente significantes entre idade, paridade e conhecimento de variedade de verduras e de carnes. Os alimentos mais rejeitados, na intencão materna, foram o peixe (85,4 por cento) e o fígado (82,3 por cento). Foram constatados mitos em relacão ao teor de ferro de alimentos. CONCLUSÕES: a intencão de oferecer alimentos à crianca em idade inferior ao sexto mês de vida foi freqüente. Reafirma-se a importância de se discutir a transicão alimentar infantil durante a assistência prestada à mulher. (AU).
Descritores:Aleitamento Materno
Suplementação Alimentar
Desmame
Limites:Lactente
Meio Eletrônico:Internet
Localização:BR526.1

  3 / 5
BVSAM
selecionar
imprimir
Texto em PDF
Id:308
Autor:Saldiva, Silvia Regina D M; Escuder, Maria Mercedes; Mondini, Lenise; Levy, Renata B; Venancio, Sonia I.
Título:Práticas alimentares de crianças de 6 a 12 meses e fatores maternos associados / Feeding habits of children aged 6 to 12 months and associated maternal factors
Fonte:J. pediatr. (Rio de J.);83(1):53-58, jan.-fev. 2007. tab, graf.
Resumo:OBJETIVOS: Identificar as práticas alimentares de crianças de 6 a 12 meses de idade e sua associação com fatores maternos. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de delineamento transversal, no qual foram analisados os dados do Projeto Amamentação e Municípios de 2004, conduzido em 136 municípios do estado de São Paulo com 24.448 crianças. O padrão de consumo de alimentos foi avaliado segundo a freqüência de crianças que receberam leite materno e outros alimentos nas últimas 24 horas, e a probabilidade de consumo dos alimentos, nas faixas de idade, foi estimada por meio da análise de probitos. RESULTADOS: O consumo de alimentos revelou que 50 por cento receberam leite materno, 77 por cento outros tipos de leite, 63 por cento mingau, 87 por cento frutas, 78 por cento sopas, 64 por cento comida de panela, 58 por cento comida com feijão e 36 por cento sopa ou comida com carne. A probabilidade de a criança, aos 6 meses de idade, consumir sopas é elevada (78 por cento), comida de panela é baixa (39 por cento), e a probabilidade dela receber leite materno é de 59 por cento, inferior aos outros leites (70 por cento) e mingau (63 por cento). Encontrou-se associação entre consumo de refeições lácteas e mães primíparas, que trabalhavam fora e com maior escolaridade. Semelhantes achados foram observados para consumo de sopas, acrescido à idade da mãe superior a 20 anos. O consumo de comida de panela associou-se a mães com menos de 20 anos, que não trabalhavam fora, com menor escolaridade e multíparas. CONCLUSÃO: Verificou-se consumo excessivo de alimentos líquidos e semi-sólidos e a necessidade do aconselhamento adequado em alimentação complementar, considerando idade, primiparidade, escolaridade e trabalho materno.(AU).
Descritores:Aleitamento Materno
Desmame
Nutrição Infantil
Suplementação Alimentar
Limites:Criança
Meio Eletrônico:Internet
Localização:BR663.1

  4 / 5
BVSAM
selecionar
imprimir
Texto em PDF
Id:307
Autor:Brunken, Gisela S; Silva, Solanyara M; França, Giovanny V A; Escuder, Maria M; Venâncio, Sonia I.
Título:Fatores associados à interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo e à introdução tardia da alimentação complementar no centro-oeste brasileiro / Risk factor for early interruption of exclusive breastfeeding and late introduction of complementary foods among infants in midwestern Brazil
Fonte:J. pediatr. (Rio de J.);82(6):445-451, 2006. tab, graf.
Resumo:OBJETIVO: Identificar fatores associados à interrupção precoce (antes dos 4 meses) do aleitamento materno exclusivo e à introdução tardia (após os 8 meses) de alimentos complementares. MÉTODOS: Realizou-se estudo transversal, por meio de inquérito, no primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação de 2004 em Cuiabá (MT). A amostra consistiu de 921 crianças menores de 1 ano, cujos acompanhantes foram entrevistados utilizando questionário semi-estruturado. Aplicou-se técnica de probitos para avaliação da oferta de líquidos e sólidos, e análise de regressão logística para análise de fatores associados à introdução precoce de líquidos ou introdução tardia de sólidos. RESULTADOS: Observou-se elevado consumo de água e chás, seguido pelo de leite de vaca, nos menores de 120 dias. A chance de estar ofertando líquido no momento do inquérito foi maior para as crianças que receberam tais alimentos no dia da alta da maternidade. A partir dos 8 meses, aproximadamente 60 por cento das crianças estavam recebendo sopa ou comida da família. CONCLUSÕES: A oferta de líquidos no primeiro dia em casa mostrou-se um bom preditor desse hábito nos primeiros 4 meses, reforçando a necessidade de ações no acompanhamento pré-natal e na maternidade sobre os malefícios dessa prática. Após os 8 meses, no entanto, há que se reforçar a importância da participação da criança na comida da família, especialmente para as mães adultas, com menos do que o 3º grau de escolaridade e primíparas.(AU).
Descritores:Aleitamento Materno
Desmame
Suplementação Alimentar
Nutrição Infantil
Limites:Criança
Meio Eletrônico:Internet
Localização:BR663.1

  5 / 5
BVSAM
selecionar
imprimir
Texto completo
Id:190
Autor:Monte, Cristina MG; Giugliani, Elsa RJ.
Título:Recomendação para alimentação complementar da criança em aleitamento materno / Recommendations for the complementary feeding of the breastfed child
Fonte:J. pediatr. (Rio de J.);80(5,supl):S131-S141, nov.2004. .
Resumo:OBJETIVO: Apresentar uma revisão sobre as evidências que embasam as recomendações atuais da alimentação complementar de crianças em aleitamento materno. FONTES DE DADOS: Foi realizada extensa revisão bibliográfica sobre o tópico, tendo sido consultados artigos selecionados a partir de pesquisa das bases de dados MEDLINE e Lilacs, publicações de organismos nacionais e internacionais, dissertações e teses. Alguns artigos-chave foram selecionados a partir de citações em outros artigos. SÍNTESE DOS DADOS: Novos conhecimentos sobre alimentação infantil adquiridos nos últimos 20 anos resultaram em mudanças significativas nas atuais recomendações alimentares de crianças amamentadas em relação às recomendações anteriores. As atuais necessidades nutricionais recomendadas são menores que as anteriores, os alimentos complementares são introduzidos em uma idade mais precisa, em torno dos 6 meses, e são recomendados novos métodos de promoção da alimentação saudável da criança. As novas recomendações enfatizam as práticas alimentares saudáveis, as quais englobam tanto a quantidade quanto a qualidade adequadas dos alimentos, inclusive o cuidado com o manuseio, preparo, administração e armazenamento dos alimentos e o respeito e adequação às características culturais de cada povo. CONCLUSÕES: A alimentação complementar adequada da criança em aleitamento materno é crítica para o ótimo crescimento e desenvolvimento da criança. Portanto, é um fator essencial para a segurança alimentar e para o desenvolvimento das populações e seus países. Cabe aos profissionais de saúde repassar efetivamente às mães/cuidadores as novas recomendações para a promoção da alimentação complementar saudável da criança amamentada. Cabe aos governos propiciar as condições adequadas para essa promoção.(AU).
Descritores:Aleitamento Materno
Suplementação Alimentar
Meio Eletrônico:Internet
Localização:BR663.1



página 1 de 1

Base de dados  BVSAM : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3